Presença de arquitetos renomados como Tadao Ando, Zaha Hadid, Rem Koolhaas e Jean Nouvel, que apresentaram suas linhas de mobiliário.
Tadao Ando
“Dream Chair”
Criada a partir de uma única folha de madeira curvada e apoiada em uma base de madeira compensada.
Disponível em dois acabamentos, nogueira e carvalho americano, além de estofado opcional no assento e encosto, que podem ser revestidos em couro
Zaha Hadid
“Serac Bench” para Lab23
Lançado esta semana no Salone, o Serac Bench remete às fendas esculpidas pelo tempo nas grandes geleiras, como um grande bloco de gelo modelado.
O banco é feito de uma resina branca composta de quartzo, que lhe dá este aspecto espumante.
A superfície é moldada em uma série de sulcos e curvas suaves e de um dos lados, um único arco forma o encosto.
Rem Koolhaas – OMA
“Tools for Life” para Knool
O arquiteta revelou um conjunto de móveis motorizados, que rotacionam e deslizam.
A coleção inclui um balcão composto por três blocos giratórios, uma mesa com um tampo que sobe e desce e uma cadeira que pode ter sua altura ajustada com o mesmo sistema, basta pressionar o botão.
“Nós queríamos criar um mobiliário que pudesse funcionar de forma muito precisa, mas que também realizasse suas funções de maneira complementar e imprevisível.”
acima: mesa e cadeiras que podem ter sua altura ajustadas ao pressionar o botão vermelho
acima: detalhe para o mecanismo de ajuste
acima: acessorio complementar, esta peça serve como bolsa para armazenar objetos, que podem ser acessados por uma tampa articulada
acima: stand OMA para Knoll - mobiliário assinado pelo arquiteto Rem Koolhaas
Jean Nouvel
“Office for Living”
O arquiteto francés expôs sua visão e conceitos para os escritório do futuro, em uma grande instalação no Salone Ufficio, exposição parte do Salão do Móvel, porém voltada especificamente para o mundo corporativo.
Novel acredita que o ambiente corporativo deve ser dinâmico, os escritórios contemporâneos são racionais, mas não 100% funcionais.
“O escritório hoje é uma repetição do mesmo espaço para todos”, disse ele. “Em 30 ou 40 anos vamos nos impressionar ao ver o quão inabitáveis os escritórios de hoje realmente são … espaços clonados, repetição e padronização do usuário … as soluções generalizadas são soluções ruins para todos.”
Este espaço todo branco permite um arranjo livre e flexível tanto do mobiliário, quando da iluminação
Este cenário simula um escritório em um arranha céu high-tech e demonstra como painéis deslizantes e mobiliário modular podem tornar o ambiente mais estimulante.
A intalação também apresentou novidades de designers como Michele De Lucchi, Marc Newson, Philippe Starck e Ron Arad, este último expôs um móvel que muda de cor.
A exposição também conta com espaços dedicados a demontração de sistemas de iluminação inovadores e outros que abrigam uma seleção de móveis desenhados por alguns dos arquitetos favoritos Nouvele.
fotos de A.Osio, via dezeen magazine